Câmara Municipal de Itapoá e Interlegis do Senado Federal promovem nova edição da Oficina sobre Processo Legislativo e Administrativo Eletrônico com Assinatura Digital ICP-Brasil

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Criado em Quinta, 08 Maio 2025

A Câmara Municipal de Itapoá, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Programa Interlegis do Senado Federal, convida servidores de Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o Brasil para participar da Oficina Interlegis de Processo Legislativo e Administrativo Eletrônico com Assinatura Digital ICP-Brasil - edição 01/2025.

A oficina será realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2025, de forma totalmente remota, pela plataforma Google Meet, com o objetivo de capacitar servidores e agentes públicos para atuarem com maior eficiência e segurança no ambiente digital.

Temas abordados:

• Fundamentos do processo legislativo e administrativo eletrônico

• Introdução à assinatura digital ICP-Brasil e seu uso na gestão pública

• Aplicação prática de ferramentas digitais e certificação eletrônica em processos legislativos

A capacitação será conduzida por Francisco Xavier Soares Filho, servidor da Câmara Municipal de Itapoá, Doutorando em Gestão - Ciência Aplicada à Decisão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (UFPR), especialista em Gestão Pública (UFPR), e graduado em Administração Pública (UFSC) e Sistemas de Informação (UDESC). Francisco é responsável pela área de Tecnologia da Informação da Câmara, sendo especialista em Processo Legislativo Eletrônico com ênfase no uso do Certificado Digital ICP-Brasil.

"A realização de mais uma Oficina Interlegis reforça o nosso compromisso com a modernização e a qualificação contínua do Legislativo. É uma honra para a Câmara de Itapoá contribuir com a capacitação de servidores de todo o Brasil." — Ivan Pinto da Luz, Presidente da Casa.

Como se inscrever:

Acesse o site oficial do evento: Clique aqui.

As inscrições ficarão abertas até o dia 12 de maio de 2025, às 14h, ou até o preenchimento total das vagas.

 

Informações adicionais:

Data e horário: 13/05/2025, das 14h às 17h | 14/05/2025, das 14h às 17h

Plataforma: Google Meet

Carga horária: 6 horas

Certificação: Emitido pelo Senado Federal - Interlegis

Recomendação: Participar com notebook, se possível

 

Contato para dúvidas ou apoio com a inscrição:

Central de Atendimento - Oficinas Interlegis

Telefones: (61) 3303-2026 | (61) 99862-7973 (WhatsApp)

 

Participe e aprimore seus conhecimentos sobre a modernização da atividade legislativa com segurança e eficiência digital!

 

Parceria institucional entre Interlegis - Senado Federal e Câmara Municipal de Itapoá

Essa é a 8ª Oficina a ser ministrada pelo servidor Francisco Xavier Soares Filho, como resultado da parceria institucional entre o programa Interlegis - Senado Federal e a Câmara Municipal de Itapoá-SC. Essa cooperação já capacitou mais de 600 servidores de diversas Casas Legislativas e Assembleias Legislativas brasileiras.

Histórico das Oficinas Interlegis ministradas:

» Oitava Oficina: 13 e 13 de maio de 2025

» Sétima Oficina: 08 e 09 de maio 2024

» Sexta Oficina: 20 e 21 de setembro de 2023

» Quinta Oficina: 14 de setembro de 2022

» Quarta Oficina: 13 de agosto de 2021

» Terceira Oficina: 27 de maio de 2021

» Segunda Oficina: 17 de dezembro de 2020

» Primeira Oficina: 27 de outubro de 2020

Além das oficinas on-line, o servidor Francisco, e também os servidores Jope Leão Lobo, Karolina Vitorino e Patrícia Carneiro Braz Guerra de Souza também já proferiram palestras nos Encontros Nacionais do Interlegis (ENGITEC), em eventos presenciais realizados no Senado Federal, em Brasília-DF, abordando temas de gestão, inovação tecnológica, transmissão ao vivo com uso de software livre e processo legislativo eletrônico. 

Palestras presenciais no Senado Federal com a participação de servidores efetivos da Casa:

» Sexta Palestra: 21 de junho de 2023

» Quinta Palestra: 27 de maio de 2022

» Quarta Palestra: 22 de novembro de 2018

» Terceira Palestra: 23 de novembro de 2018

» Segunda Palestra: 16 de novembro de 2017

» Primeira Palestra: 21 de agosto de 2012

Todas as capacitações e participações mencionadas foram realizadas de forma voluntária e gratuita, sem custos de inscrição para os participantes, demonstrando o compromisso institucional com a qualificação dos servidores públicos e o fortalecimento do Poder Legislativo municipal e estadual.