PEM promove ações especiais para o “Outubro Rosa"
A Procuradoria Especial da Mulher elaborou uma programação muito especial para o mês de outubro de 2025. Pensando “nelas”, as ações visam lembrar das causas femininas. Trata-se de uma alusão ao programa “Outubro Rosa”, movimento iniciado no ano de 1990 em Nova Yorque com o evento chamado "corrida pela ura" para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. No Brasil a primeira ação ocorreu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.
De justa causa, lembrar as demandas femininas, em especial a saúde da mulher, a campanha anual é realizada mundialmente em outubro, com a intenção de mobilizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, com ações preventivas ressaltando a importância de olhar com atenção para a saúde e direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para alertar e encorajar mulheres a realizarem seus exames fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
Além disso, a PEM de Itapoá deseja alcançar o engajamento de toda a sociedade, por isso, programou uma série de ações durante o mês de outubro, transmitindo a mensagem: "a prevenção é necessária."
04/10/2025 – Ação: Doe amor em forma de cabelo – das 14 as 17 horas no Espaço Religare
17/10/2025 – Palestra: Saúde da Mulher – com Rosalinda – as 14 horas na Igreja CEU
24/10/2025 – Palestra: Direitos da Mulher com Câncer – com Carla Schneider – Igreja da Restauração
30/ 10/ 2025 - Palestra Reconecte-se - Com a palestrante Bianca Belli - as 18 horas na Rua 1 de Julho (área rural)
31/10/2025 – 6.º Dedo de Prosa Rosa – Com diversos profissionais da saúde (médica, enfermeira, psicóloga) e compartilhamento de experiência por quem sentiu na pele os efeitos do câncer – as 19 horas na Câmara de Vereadores de Itapoá
Junte-se a nós. Participe!
Contate a procuradoria: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.










